EUA anunciam novo pacote de sanções contra bancos e empresas da Rússia

  • Por Agencia EFE
  • 16/07/2014 19h01
  • BlueSky

Washington, 16 jul (EFE).- O governo dos Estados Unidos anunciou nesta quarta-feira um novo pacote de sanções econômicas contra vários bancos e empresas energéticas da Rússia, como consequência da intervenção deste país no leste da Ucrânia.

Entre as empresas alvo destas sanções estão grandes corporações como os bancos Gazprombank e Vnesheconombank, e as companhias energéticas Rosneft e OAO Novatek, disse o Departamento do Tesouro.

O subsecretário de Inteligência Terrorista e Financeira do Tesouro americano, David S. Cohen, explicou em uma conferência telefônica que as novas sanções foram aplicadas porque a “Rússia não cumpriu os padrões básicos de conduta internacional”.

Em virtude delas, “é limitado o acesso de dois bancos russos e duas importantes empresas energéticas a fontes de financiamento nos EUA”, acrescentou.

Além disso, foram sancionadas oito empresas estatais de defesa, uma instalação comercial da Crimeia, e as repúblicas autodenominadas de Donetsk e Lugansk, regiões do sul da Ucrânia onde houve levantes pró-Rússia.

Por fim, também foram incluídas nesta lista quatro funcionários do governo da Rússia: Serguei Besesda, diretor do Serviço de Informação Operacional e Comunicações Internacional; Oleg Savelyev, ministro da Rússia para Assuntos da Crimeia; Serguei Neverov, presidente adjunto da Duma (câmara dos deputados); e Igor Shchegolev, assessor do presidente do país, Vladimir Putin.

Estas ações têm como objetivo exacerbar “ainda mais os problemas econômicos da Rússia”, acrescentou um alto funcionário da Casa Branca em conferência por telefone.

A decisão, explicou o governo do presidente Barack Obama, foi coordenada por Washington com a União Europeia (UE), que aprovou hoje medidas complementares contra Moscou, entre elas a suspensão da cooperação financeira com a Rússia por meio do Banco Europeu de Investimentos (BEI) e do Banco Europeu de Reconstrução e Desenvolvimento (Berd). EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.