Jovem Pan
Publicidade

EUA bombardeiam posições jihadistas perto de importante represa no Iraque

Bagdá, 7 set (EFE).- A aviação dos Estados Unidos bombardeou posições dos jihadistas do Estado Islâmico (EI) nos arredores da represa de Haditha, na província de Al-Anbar, informaram neste domingo fontes de segurança iraquianas e o Pentágono.

Publicidade
Publicidade

Fontes locais consultadas pela Agência Efe disseram que os ataques aéreos americanos realizados ontem deixaram dezenas de mortos e feridos nas fileiras do EI.

A represa de Haditha, em mãos das forças governamentais, fornece água a milhões de iraquianos e é o segundo maior gerador de energia do Iraque, por isso uma ocupação pelos jihadistas poderia representar um desastre.

O porta-voz do Pentágono, almirante John Kirby, explicou que os bombardeios de ontem foram realizados “para evitar que os terroristas ameacem a segurança da represa”.

Kirby acrescentou em um comunicado que os bombardeios protegem funcionários e propriedades dos Estados Unidos, apoia os esforços humanitários e a atuação das forças iraquianas.

“A perda do controle da represa ou qualquer decisão catastrófica, e as inundações que poderia causar, ameaçariam tanto funcionários e propriedades dos Estados Unidos em Bagdá e seus arredores, como milhares de cidadãos iraquianos”, concluiu o porta-voz.

Os jihadistas tomaram o controle da represa de Mossul (norte), que a mantiveram em seu poder durante dez dias, até serem expulsos por uma força mista iraquiana e curda em 18 de agosto.

A província de Al-Anbar está parcialmente dominada desde janeiro pelo EI, que meses depois -em junho- lançou uma ofensiva para conquistar novas áreas do Iraque e proclamou um califado islâmico sob seu domínio. EFE

Publicidade
Publicidade