EUA enviarão 600 militares à Ucrânia para treinar tropas locais

  • Por Agencia EFE
  • 11/02/2015 20h30

Washington, 11 fev (EFE).- O Pentágono anunciou nesta quarta-feira que enviará um batalhão (cerca de 600 soldados) à Ucrânia para treinar as tropas locais e melhorar sua capacidade de se defender de ataques de artilharia dos separatistas, que controlam parte da região leste do país.

Soldados da 173ª brigada aerotransportada, com base na Itália, começarão em março a treinar a Guarda Nacional Ucraniana para “fortalecer as capacidades internas de defesa da Ucrânia”, informou uma porta-voz do Pentágono à Agência Efe.

A duração do programa não foi detalhada, mas será realizado no centro militar de Yavariv, próximo à cidade de Lviv, no oeste ucraniano e longe da região de choque com os separatistas apoiados pela Rússia.

Os soldados americanos fornecerão capacitação defensiva contra ataques de artilharia e lançamentos de foguetes, e para defender estradas e posições estratégicas.

Estes treinamentos “demonstram o compromisso dos Estados Unidos em segurança na região do Mar Negro e são um esforço inicial para trabalhar com a Ucrânia no desenvolvimento de suas defesas internas”, indicou o Pentágono.

Paralelamente, o Departamento de Defesa anunciou o desdobramento de 300 membros da Força Aérea e 12 aviões A-10 na base de Spangdahlem, na Alemanha, como parte dos planos da Otan para reforçar os membros da aliança que buscam uma saída à crise entre Rússia e Ucrânia.

Essas aeronaves, que darão apoio às tropas de infantaria e ajudarão a neutralizar posições de artilharia e blindados, serão futuramente deslocadas da Alemanha para outros pontos da Europa Oriental.

Em meio a esses anúncios os Estados Unidos debatem a possibilidade de fornecer à Ucrânia armamento de defesa, o que poderia provocar uma escalada no conflito.

Líderes da França e da Alemanha negociam com Rússia e Ucrânia em Belarus um acordo para por fim às hostilidades, que já deixaram mais de cinco mil mortos desde abril do ano passado. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.