EUA enviarão armamento pesado e munição ao Iraque para luta contra EI
Washington, 15 mai (EFE).- Os Estados Unidos enviarão armamento pesado, munição e outras provisões militares ao governo do Iraque para sua luta contra o grupo terrorista Estado Islâmico (EI), informou a Casa Branca em comunicado nesta sexta-feira.
O vice-presidente dos EUA, Joseph Biden, ligou hoje para o primeiro-ministro do Iraque, Haidar al Abadi, para “reafirmar” o apoio contínuo dos EUA com seu país na luta contra os terroristas.
Biden agradeceu a Abadi por sua “firme liderança no Iraque” e sua torcida para que ele “promova a união nacional em um momento de grandes desafios na segurança”, ao mesmo tempo em que anunciou o envio de armamento pesado, munição e outras provisões militares.
O Estado Islâmico assassinou hoje pelo menos 50 pessoas, a maioria policiais e civis armados, após tomar o controle da maioria dos bairros do centro da cidade de Ramadi, capital da província ocidental iraquiana de Al-Anbar.
Fontes de segurança da cidade informaram à Efe que os integrantes do EI dispararam contra as vítimas e depois explodiram a sede da polícia e do governo de Al-Anbar.
Assinalaram que os jihadistas controlam também o complexo governamental e içaram a bandeira do EI nos edifícios oficiais da cidade.
As forças de segurança começaram a se reunir no bairro de Al Malaab, no leste da cidade, para se prepararem para um contra-ataque para recuperar os bairros tomados pelo EI. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.