EUA enviarão cerca de 3 mil militares para exercícios com países bálticos
Washington, 9 mar (EFE).- Os Estados Unidos mobilizarão cerca de 3 mil militares no leste da Europa para participarem de manobras com Estônia, Letônia e Lituânia, membros da Otan, aos quais a organização expressou seu apoio diante da situação de tensão entre Rússia e Ucrânia, informou nesta segunda-feira o Pentágono.
Os militares participarão de exercícios conjuntos que vão durar três meses e que fazem parte da operação “Atlantic Resolve”, segundo informações da imprensa americana.
Além disso, começaram a chegar hoje a Riga, a capital da Letônia, cerca de 750 peças de equipamento pesado, entre elas tanques, artilharia e helicópteros, além de outros materiais, que ficarão no leste da Europa após as manobras.
Os aliados da Otan no leste europeu, que estiveram sob domínio da União Soviética durante a Guerra Fria, revelaram sua preocupação em relação à estabilidade na região, diante das tensões entre Rússia e Ucrânia.
A Otan está aumentando sua presença na região e anunciou em janeiro a criação de três centros de controle nos países bálticos, que se enquadram dentro de um plano de ação para dispor de uma força de mobilização rápida. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.