EUA lançam pela 1ª vez ataques aéreos tripulados de base turca contra o EI

  • Por Agencia EFE
  • 12/08/2015 23h19

Washington, 12 ago (EFE).- Os Estados Unidos lançaram nesta quarta-feira os primeiros ataques aéreos tripulados a partir da base turca de Incirlik contra alvos do Estado Islâmico (EI) na vizinha Síria, informou o Pentágono.

Até então, os americanos só tinham lançado ataques ou missões de inteligência com drones de Incirlik. A nova manobra faz parte do acordo firmado em julho entre os dois países na luta contra o EI.

Na última segunda-feira, os EUA anunciaram a chegada de seis caças F-16 e 300 militares à base de Incirlik para intensificar a ofensiva contra os jihadistas na Síria e no Iraque.

O capitão da Marinha e porta-voz do Pentágono, Jeff Davis, explicou que o uso da base permitirá uma maior proximidade aos alvos militares do EI e, portanto, será essencial na hora de intensificar os bombardeios contra o grupo islamita.

Os caças americanos se deslocaram à Turquia desde a base aérea de Aviano, na Itália.

Há um ano, a coalizão internacional liderada pelos EUA promove uma ofensiva área contra alvos dos extremistas na Síria e no Iraque, com o objetivo de ajudar nos avanços dos aliados no terreno.

Apesar dos bombardeios, os jihadistas seguem mantendo os controles de vastas áreas nos dois países e combatendo com vigor as forças armadas iraquianas. EFE