EUA lançam quatro ataques aéreos contra EI na Síria e outros nove no Iraque

  • Por Agencia EFE
  • 28/10/2014 13h18

Washington, 28 out (EFE). – As forças militares americanas lançaram entre segunda-feira e hoje quatro ataques aéreos contra o grupo jihadista Estado Islâmico (EI) na Síria e, em colaboração com vários aliados, outros nove no Iraque, conforme informou o Comando Central dos Estados Unidos (Centcom).

Na Síria os ataques foram feitos perto da cidade curda de Kobani e destruíram quatro posições de combate dos extremistas, de acordo com o Centcom. Desde 16 de setembro, Kobani é objeto de uma ofensiva dos radicais do EI, que tentam tomar o controle. A cidade está cercada por todos os lados pelos jihadistas exceto pelo norte, onde faz fronteira com a Turquia, por isso a única maneira de chegar a ela é através de território turco.

Já no Iraque, os últimos ataques realizados pelos Estados Unidos e seus aliados na coalizão internacional para lutar contra o EI aconteceram nas proximidades de Faluja e nas imediações de Mossul. Os dois ataques de Faluja e os quatro de Mossul destruíram um tanque do grupo jihadista, um veículo simples e uma base logística, detalhou o Comando Central americano.

Outro ataque aéreo ao oeste de Bagdá derrubou um edifício ocupado pelos extremistas, sendo um na região de Sinjar e que destruiu seis veículos e o outro executado no noroeste de Haditha e que destruiu outro prédio usado pelo EI como “área de teste” de suas ações.

Entre as nações da coalizão internacional que colaboram com os Estados Unidos nos ataques no Iraque estão França, Reino Unido, Austrália, Bélgica, Dinamarca e Holanda, conforme Centcom. Já as nações da coalizão que estão lançando ataques na Síria incluem Estados Unidos, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Jordânia e Bahrein. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.