EUA se mostram dispostos a trabalhar com novo governo palestino

  • Por Agencia EFE
  • 02/06/2014 16h36
  • BlueSky

Washington, 2 jun (EFE).- O governo dos Estados Unidos expressou nesta segunda-feira sua disposição a trabalhar com o novo governo palestino de reconciliação nacional, que fica sob supervisão do presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas.

“Baseado no que vimos até agora, temos a intenção de trabalhar” com o novo governo palestino, declarou a porta-voz do Departamento de Estado, Jen Psaky, que acrescentou que Washington observará “de perto” sua evolução para “calibrar” a aproximação.

Por enquanto, disse, “parece que o presidente Abbas formou um governo tecnocrático interino que não inclui ministros filiados ao Hamas”, mas assegurou que os Estados Unidos continuarão avaliando sua composição e suas políticas.

“Julgaremos este governo por suas ações”, comentou Psaki.

A porta-voz indicou que o secretário de Estado, John Kerry, ligou para o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, mas não especificou mais detalhes.

Perguntada sobre se chegou o momento de relançar o processo de paz, Psaki destacou que isso “depende de ambas partes” e acrescentou que o governo americano continua trabalhando com as duas. “Isso não mudou”, esclareceu.

O novo governo de reconciliação nacional palestino, formado por 14 homens e três mulheres sem afiliação política e sob o controle direto de Abbas, jurou seu cargo em Ramala após sete anos de divisão entre as duas principais correntes palestinas. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.