Eurocéticos dão as costas a ato na Eurocâmara durante execução do hino da UE

  • Por Agencia EFE
  • 01/07/2014 11h15

Estrasburgo (França), 1 jul (EFE).- Eurodeputados eurocéticos deram nesta terça-feira as costas no plenário à atuação da Filarmônica de Estrasburgo quando os músicos tocavam o Hino da Alegria, símbolo da União Europeia (UE), no primeiro ato de constituição do novo parlamento Europeu.

Enquanto a maioria da Eurocâmara escutou o hino posto de pé, os eurodeputados das fileiras eurocéticas, capitaneados pela francesa Marine le Pen (Frente Nacional) e pelo britânico Nigel Farage (Ukip), mostraram sua rejeição ao espírito europeu, dando as costas à apresentação.

Nas eleições europeias de 25 de maio, Le Pen conseguiu 25 eurodeputados mas não obteve alianças suficientes em outros países como para formar um grupo próprio, o que Farage conseguiu, que conta em seu grupo, o EFD, com 48 parlamentares.

A eleição do presidente da Eurocâmara foi o primeiro ponto da ordem do dia da oitava legislatura.

Os eurodeputados reelegeram hoje por grande maioria o social-democrata Martin Schulz como presidente da Eurocâmara por 409 votos do total dos 723 europarlamentares que participaram de votação.

Schulz, reeleito com os apoios de social-democratas (S&D), populares (PPE) e liberais (ALDE) europeus, é o primeiro presidente da Eurocâmara na história a ser reeleito. EFE

lmi/tr

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.