Eurogrupo avaliará proposta grega na quarta-feira

  • Por Agencia EFE
  • 22/06/2015 19h45
  • BlueSky

Bruxelas, 22 jun (EFE).- O presidente do Conselho Europeu (PE), Donald Tusk, afirmou nesta segunda-feira que os ministros de Economia e de Finanças dos países do euro avaliarão os progressos sobre o plano da Grécia em reunião na quarta-feira.

“As propostas feitas pela Grécia serão avaliadas nas próximas horas e com rapidez pelo Eurogrupo nesta quarta-feira”, disse Tusk em entrevista coletiva ao final da cúpula de líderes da zona do euro.

O presidente da CE, Jean-Claude Juncker, disse por sua vez que “as propostas de Atenas chegaram com atraso, mas são um passo importante. Confio que o Eurogrupo de quarta-feira chegará a um resultado, que será apresentado na quinta-feira ao Conselho Europeu.

“Eu gostaria que os gregos saibam que estamos oferecendo 35 bilhões de euros até 2020”, afirmou Juncker em referência a um plano de investimentos ao qual já tinha se referido anteriormente, e assinalou que para o último semestre deste ano um bilhão poderiam ser liberados.

Ele acrescentou também que parte desses recursos poderiam ser utilizados para enfrentar a crise humanitária na Grécia e para fomentar o crescimento.

“Estou convencido que vamos chegar a um acordo esta semana, pela simples razão de que é preciso chegar a um acordo. Aqui já não há mais tempo para prorrogações como nos jogos de futebol”, afirmou Juncker, que ressaltou que sua “intenção é alcançá-lo esta semana”.

Tusk, por sua vez, ressaltou que tinha convocado esta cúpula “para evitar o caos e a falta de controle”.

“Meus objetivos eram dois: dar dinamismo a conversas que estão estagnadas há muito tempo, e acho que com a proposta grega de hoje demos um passo, e também que todos os líderes estivessem na mesma onda”, acrescentou.

“O primeiro-ministro da Grécia (Alexis Tsipras) se comprometeu a trabalhar construtivamente”, explicou Tusk, que assinalou que “todos estão comprometidos a trabalhar em favor de um acordo”, afirmou Tusk. EFE

emm/cd

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.