Ex-executiva da HP participará do 2º debate das prévias republicanas nos EUA

  • Por Agencia EFE
  • 11/09/2015 02h40

Washington, 10 set (EFE).- O segundo debate entre os pré-candidatos do Partido Republicano para as eleições presidenciais dos Estados Unidos contará com os dez concorrentes que participaram do primeiro mais a ex-executiva da HP, Carly Fiorina.

A “CNN”, que sediará o debate no dia 16 de setembro em Simi Valley, na Califórnia, anunciou nesta quinta-feira os 11 participantes com base nas pesquisas publicadas até o momento, de um total de 17 pré-candidatos.

Por ordem de popularidade na média das pesquisas os selecionados são: Donald Trump, Jeb Bush, Scott Walker, Ben Carson, Ted Cruz, Marco Rubio, Mike Huckabee, Rand Paul, John Kasich, Chris Christie e Carly Fiorina.

Esses 11 pré-candidatos debaterão às 20h locais da quarta-feira (21h de Brasília), enquanto os outros concorrentes, Rick Perry, Rick Santorum, Bobby Jindal, George Pataki e Lindsey Graham, farão o mesmo duas horas antes, assim como aconteceu no primeiro debate realizado no dia 6 de agosto em Cleveland (Ohio) e transmitido pelo canal “FOX”.

Ao contrário do ocorrido no último debate, quando todos os pré-candidatos participaram em uma das duas sessões, nesta ocasião um concorrente estará ausente, o ex-governador da Virgínia Jim Gilmore, que não cumpriu o requisito mínimo de conseguir 1% de apoio em pelo menos três levantamentos distintos.

A “CNN” elaborou uma média do desempenho dos pré-candidatos com base em 14 pesquisas publicadas nos últimos dois meses. No entanto, no caso de Fiorina, decidiu incluí-la no debate principal porque ela está entre os dez melhores na média dos levantamentos divulgados após o primeiro debate.

A campanha de Fiorina tinha se queixado que, apesar de não estar no TOP 10 na média geral dos últimos dois meses, isto não refletia a grande ascensão que experimentou após sua boa atuação no debate da “FOX”. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.