Ex-prefeito turco é assassinado em carro

  • Por Agencia EFE
  • 19/10/2014 15h59
  • BlueSky

Istambul, 19 out (EFE).- O ex-prefeito de Suruç, cidade no sul da Turquia que abriga dezenas de milhares de refugiados curdos de Kobani, foi assassinado neste domingo junto ao filho em um tiroteio, segundo informa o jornal “Hürriyet”.

O atentado ocorreu na estrada entre a capital da província, Sanliurfa, e a cidade de Suruç, mas ainda não se sabe a identidade ou os motivos dos responsáveis pelo ataque.

O carro de Saleh Tekinalp, prefeito de Suruç em 1994, pelo partido social-democrata CHP, foi baleado quando ambos viajavam na província fronteiriça com a Síria.

O município de Suruç é a porta de entrada da Turquia para os curdos que fogem da cidade de Kobani, que há um mês vive sob assédio dos jihadistas do Estado Islâmico, que controlam grandes partes da Síria ao longo da fronteira turca.

Nas últimas semanas, o CHP estreitou relações com os movimentos curdos contra os jihadistas e algum deputado do partido visitou a cidade sitiada.

Saleh Tekinalp já foi ferido em um atentado há quatro meses, possivelmente causado por inimizades locais, acrescenta a publicação. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.