Ex-presidente de Burkina Fasso está na Costa do Marfim, afirma revista
Paris, 1 nov (EFE).- O ex-presidente de Burkina Fasso, Blaise Compaoré, que pediu renúncia do cargo na sexta-feira, está refugiado em Yamoussoukro, capital política da Costa do Marfim, informou a revista francesa “Jeune Afrique” em seu site neste sábado.
A revista, que cita fontes próximas a Compaoré, afirma que, após anunciar sua renúncia, ele se dirigiu em um comboio fortemente escoltado em direção à cidade de Pô, mas acabou saindo da estrada principal para evitar o confronto com manifestantes.
Em contato permanente com seu aliado, o presidente marfinense Alassane Ouattara, esperou então a chegada de um helicóptero que o transferiu a Yamoussoukro.
Na manhã de hoje, disseram as fontes, Compaoré se encontra em um lugar seguro na capital política da Costa do Marfim, onde conta com a proteção presidencial.
Segundo a “Jeune Afrique”, o ex-presidente de Burkina Fasso abandonou o palácio presidencial de Kosyam, na capital Ouagadogou, ontem, por volta de 13h no horário local. No mesmo momento, o comunicado que anunciava sua renúncia era lido nas emissoras de televisão locais.
A mulher do ex-presidente, Chantal, que já tinha se refugiado na Costa do Marfim há alguns dias, está junto com Compaoré. O irmão do político refugiado, François, também conseguiu fugir, mesmo após ser detido no último dia 30 de outubro, quando tentava pegar um avião para sair de Burkina Fasso.
O “número dois” da guarda presidencial, o coronel Yacouba Issaac Zida, que ontem à noite anunciou que assume o poder no país, disse que Compaoré se encontra “a salvo”, sem dar mais detalhes sobre o paradeiro do ex-presidente. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.