Ex-secretário da Segib mostra preocupação com situação política do Brasil

  • Por Agencia EFE
  • 29/07/2015 22h06

Montevidéu, 29 jul (EFE).- O economista uruguaio e ex-titular da Secretaria-Geral Ibero-Americana (Segib) Enrique Iglesias disse nesta quarta-feira que vê com preocupação a situação política do Brasil.

“Me preocupa a situação do Brasil, sobretudo no aspecto político (…) É aí que o país vai precisar de grandes acordos nacionais”, declarou Iglesias em uma entrevista à emissora online uruguaia “El Observador TV”.

Sobre se é possível um julgamento político da presidente Dilma Rousseff, o economista comentou que os líderes da oposição brasileira deixaram claro que “preferem manter o sistema funcionando”.

“Mas a dinâmica política tem suas próprias decisões, muito difíceis de serem antecipadas”, advertiu o analista, que ocupou o cargo de secretário ibero-americano de 2005 a 2014.

Iglesias comentou também sobre a situação da Petrobras, abalada pelo escândalo de corrupção que derivou na Operação Lava Jato.

“É uma das grandes empresas do mundo, e me preocupa que o setor empresarial vinculado a ela possa ser paralisado. É preciso fazer com que as empresas continuem a funcionar”, manifestou.

No entanto, o uruguaio observou que, no aspecto econômico, o Brasil “vai seguir em frente” porque “é um país muito poderoso” que tem “recursos espetaculares”.

“Economicamente vão sair (da crise), têm um sentimento muito pragmático e um mercado interno muito grande de 200 milhões de pessoas”, argumentou. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.