Ex-secretário do ex-presidente chinês Hu Jintao é detido por corrupção

  • Por Agencia EFE
  • 20/07/2015 15h06
  • BlueSky

Pequim, 20 jul (EFE).- Ling Jihua, ex-secretário pessoal do ex-presidente da China Hu Jintao, foi detido nesta segunda-feira por suspeita de corrupção e expulso do Partido Comunista da China (PCCh), informou a agência oficial de notícias “Xinhua”.

As autoridades anticorrupção do partido já tinham anunciado em 22 de dezembro a abertura de uma investigação sobre aquele que tinha sido o diretor do principal escritório do PCCh entre 2007 e 2012, um cargo que o colocava como braço direito do ex-chefe de Estado chinês.

O Escritório Político do Comitê Central do PCCh determinou hoje a expulsão de Ling do partido e transferiu seu caso à Justiça, enquanto a Promotoria Popular Suprema chinesa decidiu prendê-lo enquanto investiga suas atuações.

A Comissão Central de Inspeção e Disciplina, o órgão anticorrupção do PCCh, revelou que Ling “se aproveitou de seu cargo para obter benefícios para outros e aceitou enormes subornos diretos e indiretos, através de sua família”, detalhou o partido em comunicado citado pela “Xinhua”.

Além disso, o organismo interno do PCCh acusou o ex-secretário de obter segredos de Estado violando as leis e a legislação do partido, de cometer adultério e de “usar seu poder em troca de sexo”. A investigação interna do partido concluiu que os atos de Ling “desviaram completamente da natureza e o propósito do PCCh e violaram gravemente a disciplina do grupo”.

O antigo braço direito de Hu Jintao foi um personagem influente dentro do partido, mas sua reputação foi arruinada em 2012, depois da morte de seu filho, Ling Gu, em um acidente de trânsito quando dirigia uma Ferrari. O caso suscitou muitas críticas sobre o comportamento dos líderes comunistas e de suas famílias. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.