Exército do Sudão do Sul afirma ter recuperado controle da cidade de Bor

  • Por Agencia EFE
  • 18/01/2014 14h46

Juba, 18 jan (EFE).- O porta-voz do Exército sulsudanês, Phillip Aguer, disse à Agência Efe que suas tropas tomaram neste sábado o controle da cidade de Bor, capital do estado petroleiro de Jonglei que estava dominado pelos rebeldes.

As forças armadas conseguiram entrar em Bor duas semanas depois de anunciarem o lançamento de uma operação para expulsar da estratégica cidade os rebeldes partidários do ex-vice-presidente sulsudanês Riak Mashar.

Bor caiu alternadamente nas mãos do governo e dos rebeldes desde que o conflito começou em meados de dezembro, depois de o presidente do Sudão do Sul, Salva Kiir, acusar Mashar de tentar um golpe de Estado.

A cidade foi a primeira tomada pelos rebeldes, embora depois tenham perdido seu controle, como também ocorreu mais tarde com Bentiu, capital do estado petroleiro de Unidade.

Os combates entre os dois lados ainda permanecem intensos na cidade de Malakal, forçando a Médicos Sem Fronteiras (MSF) a suspender suas atividades.

Moradores de Malakal e um porta-voz rebelde disseram à Efe que a cidade está nas mãos dos insurgentes, embora as autoridades insistam que não perderam seu controle total.

As testemunhas disseram que os responsáveis do governo locais abandonaram a população e que os combatentes rebeldes atacaram os civis de forma indiscriminada, o que deixou um grande número de mortos.

As negociações de paz entre o governo e os rebeldes em Adis-Abeba chegaram a definir parte dos detalhes de um cessar-fogo. No entanto, alguns pontos de atrito ainda não permitiram colocá-lo em prática. EFE