Exército e polícia matam mais de 100 talibãs em operações no Afeganistão

  • Por Agencia EFE
  • 04/12/2014 16h31

Cabul, 4 dez (EFE).- Forças do exército e da polícia do Afeganistão mataram 107 talibãs em operações contra a insurgência nas últimas 24 horas em várias regiões do país, informou nesta quinta-feira o Ministério da Defesa.

A fonte assegurou em comunicado que houve “dúzias” de feridos entre os insurgentes, nas operações desenvolvidas nas províncias que sofrem mais com a insegurança, como Helmand (sul), Badghis (oeste), Uruzgan (centro) e Maidan Wardak, Paktia, Nangarhar, Khost, Logar e Laghman, no leste do país.

Além disso, três militares afegãos morreram pela explosão de uma bomba colocada junto a uma estrada, afirmou o Ministério.

As forças de segurança apreenderam dúzias de armas e munição e desativaram dezenas de explosivos colocados pelos insurgentes dentro da operação de combate ao aumento dos ataques talibãs no último mês.

Um desses ataques se prolongou por cinco dias em uma base aérea em Helmand, no sul do país, com oito soldados e pelo menos 20 insurgentes mortos, enquanto em outra ação armada, contra um posto de controle, 14 membros das forças de segurança morreram na mesma província.

O Afeganistão atravessa uma de seus períodos mais violentos desde que as forças afegãs assumiram a segurança do país, após a retirada paulatina da missão da Otan, a Isaf, que terminará em 31 de dezembro de 2014.

No entanto, os Estados Unidos preveem manter 9.800 soldados e a Otan, entre três mil e quatro mil militares com um novo papel, de assessoria das tropas afegãs; uma redução significativa em comparação com os 130 mil soldados estrangeiros que havia em 2012. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.