Exército iraquiano diz ter matado 90 insurgentes perto da refinaria de Biji

  • Por Agencia EFE
  • 06/07/2014 09h55

Bagdá, 6 jul (EFE).- O exército do Iraque anunciou neste domingo que matou cerca de 90 terroristas, como denomina os insurgentes, nas últimas 24 horas nos arredores da refinaria de Biji, a maior do país, localizada ao norte de Bagdá.

O porta-voz das Forças Armadas iraquiana, general Qasem Ata, disse em entrevista coletiva que ontem à noite abortaram uma tentativa de ataque a essa instalação pela organização jihadista Estado Islâmico (EI).

“As forças de segurança permanecem na refinaria”, destacou o militar, que não deu número de baixas do lado das tropas do governo.

Biji, localizada na província de Saladino, é cenário há semanas de combates entre o exército e os insurgentes sunitas, que disputam o controle da maior refinaria do país.

Ata revelou que outros 20 terroristas morreram na sede do governo de Saladino, localizada em Tikrit, a capital provincial.

No norte da província de Babel, ao sul de Bagdá, foram abatidos cinco extremistas, segundo o porta-voz.

Por último, antecipou que as operações militares continuam “limpando e avançando” em zonas das províncias de Diyala (no leste) e Al-Anbar (no oeste), com apoio da aviação iraquiana.

O Iraque está imerso em uma grave crise devido ao avanço de grupos insurgentes, que em 10 de junho tomaram o controle de Mossul, a segunda cidade do país, e dali avançaram para outras áreas no norte e no centro.

Em 29 de junho o Estado Islâmico declarou a instauração de um califado islâmico no Iraque e na Síria, e proclamou seu líder, Ibrahim ibn Awad, mais conhecido como Abu Bakr al-Baghdadi, como “imã e califa para os muçulmanos de todo o mundo”.

Em sua primeira aparição em um vídeo desde Mossul, Baghdadi pediu obediência dos fiéis e que continuem o caminho da jihad (guerra santa) porque é “a via do orgulho”. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.