Exército Livre Sírio confirma destituição de Selim Idris como seu líder

  • Por Agencia EFE
  • 08/03/2014 12h43

Beirute, 8 mar (EFE).- A cúpula do Exército Livre Sírio (ELS) confirmou neste sábado a destituição de Selim Idris como seu líder e a nomeação do general Abdelilah al Bashir como seu substituto, apesar da rejeição do primeiro a esta decisão.

Em um vídeo divulgado hoje na internet, o Conselho Militar Supremo do ELS explica que entre quinta-feira e ontem se reuniu para “dispersar a confusão sobre as últimas medidas adotadas”.

Em dito encontro, o comando do ELS insistiu em aplicar “de forma completa” a resolução que adotou no dia 16 de fevereiro para destituir Idris e designar Al Bashir em seu lugar.

Além disso, reiterou a necessidade de reestruturar o Conselho Militar Supremo e fez um pedido aos países patrocinadores da convenção de Genebra 2 e ao grupo Amigos da Síria para que cumpram suas promessas de proporcionar apoio militar urgente “para proteger as vidas dos sírios”.

A convenção de Genebra 2, cuja segunda rodada terminou no dia 15 de fevereiro, colocou pela primeira vez na mesma mesa representantes do regime e da oposição, mas terminou sem um acordo entre as partes.

A reunião da cúpula do ELS foi presidida pelo presidente da principal aliança opositora política, a Coalizão Nacional Síria (CNFROS), Ahmed Yarba.

Nela esteve presente o novo líder do ELS, o general Abdelelah al Bashir, e o ministro da Defesa do governo opositor interino, Assad Mustafa.

Após o anúncio de sua destituição, Idris emitiu um comunicado no último dia 20 no qual rejeitava a decisão do Conselho Supremo do ELS e assegurava que permaneceria no posto.

Essa nota recebeu o respaldo de 15 comandantes rebeldes do ELS, de diferentes frentes dentro do território sírio. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.