Exército sírio recupera controle de duas localidades em mãos de jihadistas

  • Por Agencia EFE
  • 19/07/2014 14h41

Damasco, 19 jul (EFE).- O exército sírio recuperou neste sábado o controle das povoações de Ayash e Al Buyima, que estavam nas mãos de grupo radical Estado Islâmico (EI), na província nordeste de Deir ez Zor, informou a agência de notícias oficial “Sana”.

Uma fonte do governo provincial assegurou que com a tomada de ambas as localidades, situadas no oeste de Deir ez Zor, os soldados governamentais podem alcançar com suas armas os povos de Shamitia, Al Jarita e Muhimida, controladas pelos jihadistas.

As forças armadas também abortaram uma tentativa de grupos que consideram terroristas de se infiltrar no bairro de Al Hueiqa, na cidade de Deir ez Zor, capital provincial, que terminou com a morte de 17 radicais.

O grupo EI dominou ontem vários municípios do oeste de Deir ez Zor, controlando assim todas as áreas que não estão em poder do governo nesta província, após a retirada ou mudança de bando de outras facções islamitas rivais.

Segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos, o EI, que proclamou no final de junho um califado islâmico no Iraque e Síria, controla 35% do território sírio. EFE