Explosão em cidade iraquiana deixa 5 mortos e 10 feridos

  • Por EFE
  • 07/06/2016 12h43
EBAG01 BAGDAD (IRAK) 30/05/2016.- Un hombre permanece junto a un vehículo dañado por un ataque bomba en Bagdad, Irak hoy, 30 de mayo de 2016. Al menos diez personas murieron hoy y 33 resultaron heridas en dos ataques con vehículos cargados con explosivos en barrios de mayoría chií de Bagdad, informó a Efe una fuente policial. EFE/Ali Abbas EFE Iraque

Pelo menos cinco pessoas morreram e dez ficaram feridas, nesta terça-feira (7), após explosão de um carro-bomba em Karbala, cidade iraquiana sagrada para os xiitas, informou uma fonte de segurança à Agência EFE.

A explosão aconteceu perto de uma área comercial no bairro de Al Muadafin, no centro da cidade, causando um incêndio que destruiu o local e danificou edifícios próximos. De acordo com a fonte, que preferiu não ter o seu nome revelado, as forças de segurança foram ao local da explosão e transferiram os feridos a um hospital próximo para que fossem atendidos. O número de mortos ainda é parcial devido ao fato de alguns feridos estarem em estado grave.

A cidade de Karbala, localizada 110 quilômetros ao sul de Bagdá e onde fica o túmulo dos netos de Maomé, Abbas e Husayn, está com forte segurança por causa da chegada diária de peregrinos xiitas a esta cidade santa. Segundo a tradição xiita, Husayn e seus seguidores morreram quando tentavam libertar os povos da região da tirania do segundo califa omíada, Yazid Ibn Muawiyah, que lhes venceu com artimanhas (obrigando o grupo a passar fome e sede), com uma força superior a de 30 mil homens e matou todo o grupo.

A batalha de Karbala marcou o cisma entre as confissões sunita e xiita, as duas principais do islã.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.