Explosão em estação de ônibus na Nigéria mata pelo menos 12 pessoas

  • Por Agencia EFE
  • 24/02/2015 11h13

Nairóbi, 24 fev (EFE).- Pelo menos 12 pessoas morreram nesta terça-feira e outras 17 ficaram feridas pela explosão de uma bomba em uma estação de ônibus da cidade de Potiskum, no nordeste da Nigéria, informaram os meios de comunicação locais.

Este atentado, que ocorreu por volta das 11h40 local (8h40, em Brasília) e destroçou um dos ônibus que estava cheio de passageiros, é o segundo que sofrido por esta cidade nos últimos dois dias.

“A explosão ocorreu quando o ônibus acabava de carregar os passageiros, que se dirigiam à cidade de Kano (norte)”, contou ao jornal “The Vanguard” um membro do sindicato de motoristas da estação, situada aos arredores da cidade.

Várias testemunhas do ataque asseguraram que pelo menos 12 corpos foram tirados do ônibus, que ficou totalmente calcinado após a explosão, enquanto outras 17 pessoas foram transferidas ao hospital pelos serviços de emergência.

Outro motorista que estava na estação relatou ao jornal que a explosão ocorreu depois que um homem colocou uma bolsa no porta-malas do ônibus.

Apesar de ninguém ter reivindicado oficialmente o ataque, todas as suspeitas recaem sobre o grupo jihadista Boko Haram, que nos últimos meses atentou em diversas ocasiões em lugares públicos de Potiskum, a capital comercial do estado nortista de Yobe.

O último deles ocorreu no domingo, quando uma mulher suicida ateou fogo em si mesma em um popular mercado da cidade e matou pelo menos cinco pessoas.

Apesar do desdobramento da força militar regional para lutar contra os terroristas, os ataques do Boko Haram não só continuam, mas se intensificaram no norte do país e se estenderam ao Níger, Chade e Camarões, países limítrofes com a Nigéria. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.