Jovem Pan
Publicidade

Exposição fotográfica no Rio conta os 75 anos de história da Agência Efe

Rio de Janeiro, 3 dez (EFE).- Uma exposição de 75 fotos jornalísticas de momentos históricos será inaugurada amanhã no Rio de Janeiro como parte das comemorações pelo 75º aniversário da agência internacional de notícias Efe.

Publicidade
Publicidade

A mostra itinerante “EFE 75: A história da maior agência global em espanhol”, que em setembro passou por São Paulo e já percorreu várias cidades ibero-americanas, chega agora ao Rio de Janeiro como parte das celebrações pelos três quartos de século dessa empresa de comunicação espanhola.

A exposição será inaugurada pelo presidente da Efe, José Antonio Vera, e pela diretora da agência no Brasil, Carmen Gurruchaga, em cerimônia que contará com a presença de representantes de consulados, do setor empresarial e de autoridades locais como o secretário estadual de Turismo, Claudio Magnavita, e a secretária especial de Políticas para as Mulheres do município, Ana Rocha.

As imagens poderão ser apreciadas pelo público carioca entre os dias 5 de dezembro e 31 de janeiro na sede do Instituto Cervantes, em Botafogo, na zona sul do Rio de Janeiro.

Com cinco décadas de atuação no Brasil, a Efe exibirá ao público alguns momentos de grande impacto no cenário mundial e que foram captados por suas lentes, como o atentado às Torres Gêmeas, em Nova York, em 2001.

“Cada uma das imagens tem valor histórico. É uma foto de algo que marcou a história e as organizamos em blocos para que se reforcem entre si e para que o público possa fazer uma leitura poética”, explicou o curador da mostra, Aarón Cadena Ovalle, fotógrafo mexicano radicado no Brasil.

O percurso pela exposição começa com a fotografia mais antiga e que reflete o encontro ocorrido em 23 de outubro de 1940 em Hendaye (França) entre os ditadores Adolf Hitler e Francisco Franco em plena Segunda Guerra Mundial.

Ao lado da foto original, na qual o espanhol aparece muito mais baixo que o alemão, é exposta a distribuída oficialmente na época, e que foi manipulada para melhorar a imagem de Franco.

“Queremos mostrar o paradigma de verdade e montagem que sempre marcou a fotografia jornalística”, explicou Cadena Ovalle.

O Brasil está presente em 25 imagens da equipe de repórteres fotográficos da Efe em suas redações do Rio de Janeiro (Marcelo Sayão e Antonio Lacerda), de São Paulo (Sebastião Moreira) e Brasília (Fernando Bizerra Júnior).

“Cada um escolheu as que considera como suas melhores imagens e que representam alguns momentos importantes da história do Brasil”, afirmou Sayão, editor-chefe de foto da Efe no Brasil e ganhador do Prêmio Rei da Espanha de fotografia em 2001.

A mostra inclui imagens da seleção brasileira, de desfiles de carnaval, da estátua do Cristo Redentor atingida por um raio e de políticos como o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Além disso, há um registro de um cumprimento entre a presidente Dilma Rousseff e do senador Aécio Neves durante a última campanha eleitoral.

A última imagem da mostra é de um torcedor argentino entrando no mar em Copacabana após a derrota de sua seleção para a Alemanha na final da Copa do Mundo deste ano.

A exposição da Efe no Rio de Janeiro conta com o patrocínio da multinacional Indra e o apoio de outras empresas espanholas com atuação no Brasil como Isolux e Gás Natural Fenosa, assim como do Instituto Cervantes e do restaurante Entretapas.

O serviço de fotografia é um dos principais da Efe, que é uma das quatro maiores agências do mundo e líder no mercado ibero-americano.

Presente no Brasil com um serviço em português destinado ao mercado nacional, a Efe também possui mesas de edição em inglês, árabe, catalão e galego, além de escritórios em 180 cidades de 120 países. EFE

Publicidade
Publicidade