Facebook mostra sua última aquisição na realidade virtual em São Francisco

  • Por Agencia EFE
  • 30/04/2014 15h17

San Francisco, 30 abr (EFE).- O Facebook mostrou nesta quarta-feira na conferência de programadores de software que é realizada em São Francisco (EUA) sua última aquisição na realidade virtual: o dispositivo Oculos Rift, que foi colocado à disposição dos presentes para que fosse provado e avaliado.

“Pedimos aos usuários que o ajustem como se tratasse de um óculos. Uma vez que o colocam, facilitamos um controlador manual – um modelo igual ao dos consoles e, durante 30 segundos, colocamos fones de ouvido para que entrem completamente na experiência”, indicou à Agência Efe David, um dos assistentes do Facebook encarregados de mostrar o produto.

Com uma forma que lembra a de óculos de esquiador, o Oculus Rift isola completamente o portador de seu entorno e o introduz em uma realidade virtual tridimensional e envolvente (os óculos permitem a mudança constante de ângulo).

Na mostra de hoje, o usuário era levado a um cenário apocalíptico no qual dezenas de criaturas se deslocavam entre as rochas e a lava, enquanto um gigantesco demônio aparecia ameaçante ao fundo. Através do controlador, o usuário podia disparar e interagir com o cenário virtual.

“Quando o usuário movimenta a cabeça, o Oculus Rift o acompanha no movimento, de modo que olhe onde olhe, para cima, abaixo ou para os lados, o cenário sempre estará aí”, explicou à Agência Efe David, que também apontou que para se aproximar de algum ponto concretamente da tela, basta dirigir seu olhar a ele e deslocar ligeiramente a cabeça para frente.

O Facebook anunciou a compra do Oculus VR – o fabricante do Oculus Rift – em 25 de março por US$ 2 bilhões, uma operação que suscitou algumas críticas por parte do setor dos videogames, onde o Oculus é muito bem visto, e que entenderam que sua aquisição por parte da maior rede social do mundo era contrária à natureza da empresa.

A empresa realiza nesta quarta-feira em São Francisco sua primeira conferência de programadores F8 dos últimos três anos, uma jornada na qual reúne centenas de programados de aplicativos de todo o mundo, realiza oficinas e conversas, e aproveita a presença e a intensa cobertura midiática para apresentar as últimas novidades da rede social. EFE

arc/ff

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.