Farc libertam soldado que haviam sequestrado há uma semana

  • Por Agencia EFE
  • 26/12/2014 17h31

Bogotá, 26 dez (EFE).- As Farc entregaram nesta sexta-feira a uma missão humanitária liderada pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) o soldado colombiano Carlos Becerra Ojeda, que tinha sido sequestrado há uma semana no departamento de Cauca, no sudoeste do país, informou o grupo armado em comunicado.

“O soldado Carlos Becerra Ojeda foi libertado hoje por guerrilheiros da coluna Jacobo Arenas das Farc. O fato aconteceu em zona rural do município de Jambaló”, diz um comunicado desse grupo.

Segundo as Farc, representantes do CICV, além de Cuba e da Noruega, países que monitoram os diálogos de paz, “e do governo da Colômbia, receberam na vereda Zumbico o soldado profissional em desenvolvimento do protocolo para sua libertação”.

Becerra Ojeda foi sequestrado pelas Farc em 19 de dezembro em um combate ocorrido em Santander de Quilichao (Cauca), no qual morreram cinco militares e outros cinco ficaram feridos.

Esse combate foi um dos vários incidentes armados ocorridos naquele dia, véspera da entrada em vigor de um cessar-fogo unilateral e indefinido declarado pelas Farc como parte das negociações de paz.

As Farc, que consideram os militares ou policiais que ficam em seu poder como “prisioneiros de guerra” ao invés de “sequestrados”, ressaltaram hoje que a aceitação dessa condição facilitou a libertação de Becerra Ojeda.

“Insistimos que a aceitação do estado de prisioneiro de guerra no conflito armado beneficia o capturado em combate ao transformá-lo em sujeito de direitos e proteção”, destacou o comunicado.

O grupo guerrilheiro tinha anunciado ontem em outro comunicado a pronta libertação do soldado, a qual qualificou como “um novo gesto de paz” e um “ato humanitário”, já que o militar foi ferido durante o combate. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.