Farc querem se reunir com papa Francisco durante visita a Cuba

  • Por Efe
  • 02/08/2015 17h16
Papa Francisco acena ao chegar para sua audiência geral na praça São Pedro, no Vaticano, nesta semana. 10/06/2015 REUTERS/Tony Gentile Reuters Papa Francisco

A equipe negociadora das Farc expressou neste domingo (2º) o desejo de se reunir com o papa Francisco durante a próxima visita do pontífice a Cuba, em setembro, onde as conversas de paz entre o governo da Colômbia e a guerrilha ocorrem há mais de dois anos.

“Gostaríamos muito, seria algo extraordinário”, afirmou à imprensa o chefe negociador e número 2 da guerrilha, “Ivan Márquez”, conhecido como de Luciano Marín Arango, no fechamento de um novo ciclo dos diálogos de paz em Havana.

“Imaginemos o impacto que tem um apoio como o do papa Francisco a esse esforço coletivo que todos nós colombianos estamos fazendo para conseguir finalmente nossa reconciliação depois de décadas de confronto”, acrescentou.

No entanto, Márquez não esclareceu se a delegação de paz da guerrilha já iniciou contatos para conseguir esse encontro com o papa, e disse que por enquanto trata-se de “uma aspiração” da insurgência.

O papa Francisco estará em Cuba do dia 19 a 22 de setembro e visitará as cidades de Havana, Holguín e Santiago de Cuba, de onde continuará sua viagem aos Estados Unidos. 

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.