Fazenda diz que situação do Brasil diante do Brexit é de solidez e segurança

  • Por Estadão Conteúdo
  • 24/06/2016 15h36
EFE/Fernando Bizerra Jr. Fotos Henrique Meirelles - ministro da Fazenda - EFE

Diante da decisão do Reino Unido de deixar a União Europeia (UE), conforme plebiscito, o Ministério da Fazenda afirmou nesta sexta-feira, 24, que a situação no Brasil é de “solidez e segurança porque os fundamentos são robustos”. Em nota, a pasta assegurou que o País está preparado para “atravessar com segurança períodos de instabilidade externa”.

A Fazenda elencou o expressivo volume de reservas internacionais e o ingresso de investimento direto estrangeiro, em quantidade suficiente para financiar as transações correntes, como mostras dessa segurança.

As condições de financiamento da dívida pública brasileira também permanecem sólidas em meio à volatilidade nos mercados financeiros, que se dá “em função de eventos externos”, diz a Fazenda. “O Tesouro Nacional conta com amplo colchão de liquidez A dívida pública federal é composta majoritariamente de títulos denominados em reais.”

A pasta menciona também as “medidas fiscais estruturantes de longo prazo” apresentadas pelo governo. “A recente melhora nos indicadores de confiança e na percepção de risco do país reflete essas ações”, afirma.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.