Federal Reserve reduz novamente compra de bônus do Tesouro

  • Por Agencia EFE
  • 19/03/2014 18h04
  • BlueSky

Washington, 19 mar (EFE).- O Federal Reserve (banco central dos Estados Unidos) anunciou nesta quarta-feira uma nova redução em seu programa de compra de bônus do Tesouro, que cairá para US$ 55 bilhões mensais a partir de abril.

O Comitê de Mercado Aberto do órgão, que dirige a política monetária americana, indicou ao concluir sua reunião de dois dias que agora considerará “uma ampla gama de fatores” em suas decisões sobre o estímulo à economia, ao invés de se fixar apenas nos índices de desemprego e inflação.

Ao término da reunião, a primeira liderada por Janet Yellen como presidente do Fed, o Comitê sustentou que os dados econômicos recebidos desde a reunião anterior, em janeiro, mostram que “o crescimento na atividade econômica caiu durante os meses de inverno, em parte pelas condições meteorológicas adversas”.

Além disso, o Comitê indicou que o índice de desemprego (de 6,7% em fevereiro) continua sendo elevado, e acrescentou que a despesa das famílias e os investimentos fixos das empresas continuaram crescendo.

O Fed, que manteve os juros de referência abaixo de 0,25% desde dezembro de 2008, informou hoje que vai mantê-los nessa faixa enquanto a instituição avalia o progresso rumo a “seu objetivo de emprego máximo e uma inflação de 2%”.

O Comitê expressou sua expectativa de que “com uma política apropriada, a atividade econômica crescerá em um ritmo moderado e as condições do mercado de trabalho continuarão melhorando gradualmente”.

“Atualmente há uma força suficiente na economia em geral para sustentar a melhoria das condições do mercado de trabalho”, acrescentou. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.