FGV: confiança da indústria sobe 1,2% na primeira prévia de janeiro

  • Por Agência Brasil
  • 23/01/2015 12h09
FOTO: Reprodução Indústria brasileira marca queda no faturamento pelo segundo mês consecutivo

A confiança do setor industrial do país iniciou o ano em alta. Dados divulgados nesta sexta-feira (23) pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas indicam que a prévia de janeiro da Sondagem da Indústria de Transformação sinaliza avanço de 1,2% do Índice de Confiança da Indústria (ICI) em relação ao resultado final de dezembro, considerando-se os dados livres de influência sazonal.

Com o resultado, o índice atinge 85,3 pontos, retornando ao patamar de novembro passado (85,6). Segundo a FGV, o resultado de janeiro foi influenciado pela melhora das avaliações sobre o momento presente, com o Índice da Situação Atual (ISA) podendo avançar 2,1% em relação a dezembro, o que elevaria o patamar a 85,8 pontos – nível similar aos 85,9 pontos de novembro passado.

Já o Índice de Expectativas (IE) pode avançar 0,4%, alcançando 84,9 pontos. O resultado preliminar do Nível de Utilização da Capacidade Instalada (Nuci) indica alta de 0,8 ponto percentual de dezembro para janeiro, passando de 81,3% para 82,1%.

Para a prévia de janeiro de 2015, foram consultadas 783 empresas entre os dias 5 e 20 deste mês. O resultado final da pesquisa será divulgado na próxima quarta-feira, dia 28 de janeiro.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.