Filha de Salvador Allende assume a presidência do Partido Socialista do Chile

  • Por Agencia EFE
  • 17/05/2015 20h23

Santiago do Chile, 17 mai (EFE).- A senadora Isabel Allende Bussi, filha do ex-presidente chileno Salvador Allende, assumiu neste domingo a presidência do Partido Socialista (PS) do Chile, que será governado por uma mulher pela primeira vez em seus 82 anos de história.

Allende assumiu hoje a direção do partido na plenária constitutiva do novo comitê central do partido, composto por 112 membros que foram eleitos no pleito do último dia 26 de abril, vencidos pela chapa Nova Maioria Socialista, liderada pela senadora pela região de Atacama.

A nova líder socialista reafirmou o apoio do partido à presidente Michelle Bachelet, que também pertence ao PS, e se comprometeu a “enaltecer a política e fortalecer a democracia” em momentos em que a credibilidade da classe política está fortemente questionada por casos de corrupção.

“Quando se debilita a política é o povo que sofre, porque perde a única ferramenta de mudança social que tem realmente em mãos. Já sabemos o que é a ausência de democracia, sabemos o que é viver em uma ditadura”, disse Allende em cerimônia realizada na antiga sede do Congresso em Santiago.

Nascida em 1945 em Santiago do Chile, Isabel Allende Bussi é a terceira filha do casamento de Salvador Allende e Hortênsia Bussi e prima da escritora Isabel Allende Llona.

Salvador Allende foi fundador do Partido Socialista e governou o Chile de 1970 a 1973, quando foi deposto por um golpe de estado liderado por seu chefe das forças armadas, Augusto Pinochet. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.