FMI aprova desembolso de 3,4 bilhões de euros dentro de resgate à Grécia

  • Por Agencia EFE
  • 30/05/2014 16h54

Washington, 30 mai (EFE).- O Diretório Executivo do Fundo Monetário Internacional (FMI) aprovou nesta sexta-feira um novo desembolso de 3,4 bilhões de euros como parte do programa de resgate financeiro à Grécia.

Deste modo, o total desembolsado a Atenas por parte do FMI chega a 11,58 bilhões de euros desde 2012.

O desbloqueio destes fundos acontece quase um ano depois do anterior, realizado em julho de 2013, tempo dado pelo fundo e as autoridades europeias para que Atenas avance nas duras reformas estruturais e de corte de gastos com o objetivo de reequilibrar as contas públicas.

A aprovação representa um respaldo aos progressos realizados pelas autoridades da Grécia.

Essa nova parcela é parte do pacote de resgate à Grécia estipulado com os membros da zona do euro em março de 2012 e que ascende a mais de 170 bilhões de euros em quatro anos.

Estes fundos se somam aos concedidos em abril pelo Eurogrupo, que anunciou um total de 8,3 bilhões de euros em três sucessivas parcelas desde então até agosto.

A Grécia se encontra imersa em seu segundo programa de resgate internacional, depois que o primeiro se mostrou insuficiente e o Fundo reconheceu erros de cálculo por parte dos parceiros da “troika” formada pelo FMI, a Comissão Europeia e o Banco Central Europeu (BCE).

O Fundo espera que a economia da Grécia volte a crescer em 2014, após anos de seis anos de recessão, até 0,6%. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.