FMI destaca sólido crescimento dos EUA

  • Por Agencia EFE
  • 08/04/2014 12h04

Washington, 8 abr (EFE).- O Fundo Monetário Internacional (FMI) destacou nesta terça-feira a força em seu comportamento da economia dos Estados Unidos, que espera que cresça 2,8% este ano e 3% em 2015, impulsionado pela expansiva política monetária e a redução do ritmo de consolidação fiscal.

“A economia dos EUA cresceu a um ritmo mais rápido do que antecipado na segunda metade de 2013, guiada por uma forte demanda interna, uma sólida ampliação dos estoques e um forte crescimento das exportações”, assinala o relatório Perspectivas Econômicas Globais do Fundo, apresentado hoje.

Estes números mantêm sem mudança as projeções de janeiro passado relativas à maior economia mundial, para a qual prevê que após um leve arrefecimento no início de 2014 por causa de um “inverno mais frio do que o comum” volte a subir ao longo do ano.

O organismo internacional avalia as decisões tomadas nos EUA para desbloquear o teto de endividamento federal até 2015 – que reduziram a “incerteza que caracterizou a política fiscal nos últimos anos” -, assim como a “redução” do ritmo do ajuste fiscal fruto do pacto orçamentário do final do ano passado.

Além disso, destaca que o desemprego continua em queda moderada para 6,7% da população ativa registrado em março, e prevê que feche 2014 em 6,4% e 2015 em 6,2%.

Sobre a política monetária, o FMI respalda a decisão do Federal Reserve (Fed, banco central americano) de iniciar a retirada paulatina do multimilionário programa de compra de bônus e a continuidade da política expansiva, tendo em vista as baixas expectativas de inflação e a fraqueza do mercado de trabalho. EFE

afs/ma

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.