FMI eleva previsões de crescimento da Espanha para 1,2% em 2014

  • Por Agencia EFE
  • 10/07/2014 13h36

Washington, 10 jul (EFE).- O Fundo Monetário Internacional (FMI) elevou nesta quinta-feira as previsões de crescimento da Espanha para este ano para 1,2% e para 1,6% em 2015, contra 0,9% e 1%, respectivamente, calculados em abril, segundo seu relatório de revisão anual da economia espanhola.

“A economia dobrou a esquina, a recuperação está bem canalizada e as perspectivas são melhores que há um ano graças aos esforços da sociedade e às medidas adotadas”, afirmou James Daniel, responsável da missão para a Espanha, ao apresentar o relatório conhecido como Artigo IV.

Nos últimos seis meses, o Fundo duplicou as previsões de crescimento para a economia espanhola.

Entre os fatores que contribuíram para a melhora, o FMI cita “condições financeiras muito melhores e confiança na zona do euro, as tendências de progresso no mercado de trabalho, ajudada pela reforma de 2012; e o fruto do investimento empresarial, estimulado pelas robustas exportações”.

No entanto, o Fundo reitera que o legado da crise persiste em forma de um desemprego “inaceitavelmente alto”, atualmente em 26%, com a “maioria dos desempregados sem trabalho por mais de um ano”.

O organismo dirigido por Christine Lagarde prevê uma queda progressiva do índice de desemprego para 24,9% ato o fim deste ano, e de 23,8% até o final de 2015. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.