Foguetes de Gaza caem perto de Dimona, cidade israelense com usina nuclear

  • Por Agencia EFE
  • 09/07/2014 16h17

Jerusalém, 9 jul (EFE).- Dois foguetes lançados desde Gaza caíram nesta quarta-feira, sem causar danos materiais nem vítimas, nas proximidades da cidade meridional de Dimona, onde fica o principal centro nuclear de Israel, informou o exército pelas redes sociais.

De acordo com a informação fornecida, os foguetes lançados no início da noite por milicianos palestinos na faixa foram três, mas um deles foi interceptado pelo escudo antimísseis “Iron Dome” (Domo de Ferro).

As Brigadas “Izz al-Din al-Qassam”, braço armado do movimento islamita Hamas, reivindicaram o ataque em comunicado e asseguraram que dispararam três foguetes classe M-75 contra a cidade, situada no deserto do Neguev.

Israel tem dois reatores nucleares, o de Dimona e o de Naha Sorek, próximo a Jerusalém, que na terça-feira suspendeu suas atividades pela ameaça dos foguetes.

A comunidade internacional acredita que Israel é uma potência nuclear militar que armazena cerca de 200 ogivas atômicas, informação que o governo israelense nem nega nem confirma, e mantém em segredo.

Cientistas e analistas exigiram a abertura da usina de Dimona, construída há 50 anos, para poder inspecionar suas instalações. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.