Forças curdas recuperam duas localidades cristãs ao norte de Mossul

  • Por Agencia EFE
  • 17/08/2014 13h21

Mossul (Iraque), 17 ago (EFE).- As forças curdas, com o apoio aéreo dos Estados Unidos, conseguiram recuperar neste domingo o controle de duas localidades cristãs localizadas na área de Telquif, 15 quilômetros ao norte de Mossul, capital da província de Ninawa.

O presidente da Comissão de Segurança no Conselho Provincial de Ninawa, Mohammed Ibrahim al Bayati, disse à Agência Efe que as tropas curdas (peshmergas) conseguiram retomar o controle das localidades de Batnaya e Telesqo, após um bombardeio aéreo nesta região.

Bayati acrescentou que as forças americanas bombardearam outras áreas localizadas também na zona de Telquif, em ataques contra diferentes grupos, sedes e posições do Estado Islâmico (EI).

Além disso, afirmou que os EUA atacaram o projeto hídrico de Telquif, próximo à área de Al Sadar e Bauiza, onde causou graves perdas nas fileiras dos jihadistas.

Por outro lado, uma fonte do Departamento Médico Legista da província de Ninawa disse também à Efe que recebeu hoje 26 corpos de membros do EI, alguns deles carbonizados como consequência de bombardeios.

A aviação americana e as tropas curdas lançaram neste sábado uma das maiores ofensivas contra o EI para recuperar dos jihadistas a estratégica represa de Mossul e áreas nos arredores desta cidade. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.