Forças especiais dos EUA matam um dos líderes do Estado Islâmico na Síria

  • Por Agencia EFE
  • 16/05/2015 12h26
  • BlueSky

Washington, 16 mai (EFE).- Forças especiais dos Estados Unidos mataram nesta madrugada, na Síria, Abu Sayyaf, um dos líderes do grupo jihadista Estado Islâmico (EI), segundo anunciou neste sábado o secretário de Defesa americano, Ash Carter.

“Na noite passada, sob a direção do comandante em chefe (o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama), ordenei as forças especiais dos EUA a realizarem uma operação em Al Amre, no leste da Síria, para capturar o líder do EI conhecido como Abu Sayyaf e sua esposa, Umm Sayyaf”, afirmou Carter em comunicado.

Durante as operações, o dirigente do Estado Islâmico perdeu a vida, enquanto a esposa foi presa e colocadaa sob custódia das forças americanas no Iraque.

Abu Sayyaf estava envolvido nas operações militares do EI e também comandava o comércio ilegal de petróleo e gás, assim como as operações financeiras do grupo jihadista, segundo Carter.

Além disso, os EUA suspeitam que sua esposa “desempenhava um importante papel nas atividades terroristas do EI e pode ter sido cúmplice da aparente escravidão de jovens mulheres yazidis resgatadas na noite anterior”, acrescentou o secretário de Defesa.

Em outro comunicado, a Casa Branca confirmou que “o presidente autorizou esta operação em virtude da recomendação unânime de sua equipe de segurança nacional”.

“Esta operação aconteceu com o consentimento total das autoridades do Iraque e, da mesma forma que nossos ataques contra o EI na Síria, é coerente com a legislação nacional e internacional”, disse a porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, Bernadette Meehan.

De acordo com o governo americano, nenhum soldado americano foi morto ou ferido ao longo da intervenção militar. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.