“Fox News” se desculpa por imprecisões sobre muçulmanos na Europa

  • Por Agencia EFE
  • 18/01/2015 19h10

Washington, 18 jan (EFE).- O canal de notícias “Fox News” se desculpou neste fim de semana por várias vezes por ter divulgado que em algumas cidades da Europa existem bairros de maioria muçulmana que vivem sob a sharia (lei islâmica).

Os apresentadores da emissora, canal conservador de propriedade do magnata Rupert Murdoch, pediram desculpas a sua audiência e aos cidadãos de Paris e Birmingham por “erros” sobre a comunidade muçulmana.

Segundo informações da “Fox News” posteriores aos atentados contra o semanário satírico “Charlie Hebdo”, na França existiriam zonas fora do controle da polícia e do estado francês, nos quais imperaria a lei islâmica.

Estes bairros, que na opinião de jornalistas do canal de televisão se pareceriam mais a Bagdá do que a Paris, são locais designados pelo governo da França como de atenção especial por serem mais pobres, mas onde convivem diferentes comunidades.

No caso de Birmingham, a segunda cidade do Reino Unido, o colaborador Steve Emerson chegou a dizer que se trata de um local “totalmente muçulmano”, onde os não-muçulmanos não se atrevem a ir, e que em zonas de Londres existe uma patrulha religiosa nas ruas.

Além disso, o canal citou uma pesquisa que dizia que 69% dos muçulmanos franceses apoiavam ao Estado Islâmico (EI). A “Fox News” desmentiu a própria informação no sábado.

Vários meios de comunicação criticaram a emissora pelas imprecisões e exageros.

A Associação de Direitos Civis dos Muçulmanos nos Estados Unidos criticou a “Fox News” por utilizar um discurso “islamofóbico” de incitação ao ódio. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.