Fundação Brasil-Espanha entrega prêmio a Aloizio Mercadante

  • Por Agencia EFE
  • 19/03/2015 20h31

Brasília, 19 mar (EFE).- O ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, recebeu nesta quinta-feira um prêmio da Fundação Conselho Brasil-Espanha por seu trabalho como titular da pasta de Educação, cargo que ocupou entre 2012 e 2014.

O reconhecimento, uma réplica de 20 centímetros da caravela La Niña, foi entregue pelo presidente da Fundação, Santiago Fernández Valbuena, que ressaltou o programa Ciência sem Fronteiras.

A cerimônia aconteceu na sede da embaixada da Espanha em Brasília e foi aberta pelo embaixador Manuel de la Cámara. Ele destacou a grande parceria de ambos os países na área educacional.

Mercadante, por sua vez, falou sobre a “excelente relação” entre Brasil e Espanha, e lembrou as raízes culturais que os unem como membros da Comunidade Ibero-Americana.

De acordo com ele, os dois países têm “intensa relação” econômica, e o Brasil é “o principal destino dos investimentos espanhóis”, com grandes empresas que têm uma “viva presença” na sociedade brasileira.

Mercadante explicou as dificuldades que a economia brasileira atravessa, com um baixo crescimento e altas taxas de inflação, mas garantiu que o ajuste fiscal permitirá superar essa situação.

“A Espanha está saindo agora da crise, e vamos sair juntos. Juntos e muito rápido”, declarou Mercadante.

A Fundação Conselho Espanha-Brasil foi constituída em 2012, tem apoio do Ministério das Relações Exteriores da Espanha e entre seus membros estão empresas de ambos os países, que traçaram metas para aprofundar as relações bilaterais.

A entrega do prêmio, que está em sua primeira edição, estava prevista para março do ano passado e seria realizada em uma cerimônia em São Paulo na presença do rei Felipe VI da Espanha, à época ainda príncipe. O ato não ocorreu por incompatibilidade de agendas, motivo pelo qual o ministrou voltou a se desculpar hoje. EFE

ed/cdr/id

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.