Governo americano impõe novas sanções contra entidades e indivíduos iranianos

  • Por Agencia EFE
  • 29/08/2014 16h32

Washington, 29 ago (EFE).- Os Estados Unidos impuseram nesta sexta-feira novas sanções contra mais de 30 indivíduos e entidades do Irã por vínculo com o desenvolvimento do programa nuclear do país, entre outras atividades, enquanto prosseguem as negociações com o Teerã para chegar a uma solução integral a respeito.

“Hoje, tomamos medidas adicionais em nossos esforços para manter a pressão sobre o governo do Irã”, explicou a porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, Caitlin Hayden, em comunicado.

“Os Departamentos do Tesouro e de Estado impuseram sanções a várias empresas e indivíduos que participam de atividades de apoio ao programa nuclear do Irã, apoiam o terrorismo ou ajudam o Irã a evadir as sanções internacionais”, acrescentou Caitlin.

As ações do Departamento de Estado recaíram em quatro entidades que, segundo dados do governo americano, fornecem ao Irã material para continuar desenvolvendo o programa nuclear. As entidades são a Organização para Inovação e Pesquisa em Defesa (SPND), o Instituto de Ciência Nuclear e Pesquisa Tecnológica (NSTRI), a Companhia Jahan Tech Rooyan Pars (Jahan Tech) e Mandegar Baspar Kimiya Company (Mandegar Baspar).

Altos funcionários explicaram que estas medidas respeitam a extensão do Plano Conjunto de Ação estabelecido nas negociações do Grupo 5+1 (EUA, Rússia, China, França, Reino Unido e Alemanha) e o Irã ampliado em julho pelo qual continua em vigor uma série de sanções para manter a pressão sobre o Teerã.

“Durante este período de prorrogação do Plano de Ação Conjunto, enquanto cumprimos nosso compromisso de proporcionar um alívio sobre certas sanções, seguimos comprometidos em cumprir as sanções que permanecem contra o Irã”, acrescentou Cohen.

Ele detalhou que alguns que sofreram a medida estão vinculados ao apoio ao terrorismo e ao regime sírio de Bashar al Assad, não reconhecido pelos Estados Unidos como presidente do país.

O roteiro estipulado em novembro entre essas potências e o Irã fixou 20 de julho como data limite para conseguir um acordo definitivo, mas aconteceu uma extensão. O acordo final deverá encontrar um equilíbrio entre a reivindicação iraniana do direito a enriquecer urânio e a exigência da comunidade internacional de renunciar ao desenvolvimento de armamento nuclear. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.