Governo da Tunísia ordena fechamento algumas mesquitas, televisões e sites

  • Por Agencia EFE
  • 19/07/2014 21h42

Túnis, 19 jul (EFE).- O primeiro-ministro da Tunísia, Mehdi Juma, ordenou o fechamento das mesquitas que “escapam ao controle do Estado”, rádios e televisões “clandestinas” e páginas da internet que “incitam à Jihad e divulgam o ódio”.

O chefe do governo tunisiano anunciou neste sábado estas medidas através da agência oficial de imprensa “TAP”, ao término de uma reunião de um gabinete de crise criado após os atentados que deixaram 15 soldados mortos e 25 feridos no último dia 16.

Juma anunciou a decisão de fechar as mesquitas que escapam ao controle do Estado “especialmente aquelas nas quais foram realizados os atentados” da quarta-feira passada quando seguidores da doutrina salafista festejaram em público o “sucesso” dos atentados.

Assim mesmo, o primeiro-ministro decidiu o fechamento de rádios, televisões “clandestinas” e sites que “incitam à jihad, ou Guerra Santa, e divulgam o ódio”, controladas pelos círculos de extremistas religiosos.

Juma também preveniu as pessoas, grupos, partidos e instituições “que põem em dúvida a credibilidade das instituições, militar e de segurança que podem comparecer ser levados à Justiça”.

Os atentados simultâneos que mataram 15 soldados e feriram 25 no monte de Chaambi da região de Kaserin, na fronteira com a Argélia, iniciaram uma onda de críticas na imprensa e manifestações cidadãs pacíficas contra o terrorismo nas principais cidades do país. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.