Governo do Níger prende 40 políticos opositores

  • Por Agencia EFE
  • 24/05/2014 17h15

Niamey, 24 mai (EFE).- O ministro do Interior do Níger, Hassoumi Massaoudou, anunciou neste sábado a detenção de 40 políticos opositores, em sua maioria do Movimento Democrático por uma Federação Africana (Modem Lumana FA), acusados de querer desestabilizar o sistema com “uma campanha de terror”.

Em entrevista à imprensa, Massaoudou declarou que as detenções aconteceram em resposta “a denúncias de cidadãos de Niamey”, após uma série de ataques ocorridos nesta semana na capital de Níger.

Entre as agressões está o incêndio da sede nacional do Partido Nigerino pela Democracia e o Socialismo (PNDS Tarraya), a formação do presidente do país, Mahamadou Issoufu.

Entre os detidos estão o braço direito de Hama Amadou, presidente do Parlamento e líder do partido Modem Lumana, Sumana Sanda, e seu filho, Ismael Hama Amado.

“Todos os detidos são do Lumana, iniciaram uma organização criminosa e se reuniam regularmente”, disse o ministro do Interior antes de acrescentar que uma das três pessoas que participou do incêndio da sede do PNDS também foi detida.

Após a saída do Lumana da coalizão que apoia o presidente nigerino, o Movimento pelo Renascimento de Níger (MRN), em agosto de 2013, o clima político se deteriorou progressivamente no país africano. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.