Grandes empresas dos EUA apoiam casamento gay na Suprema Corte

  • Por Agencia EFE
  • 05/03/2015 21h52

Washington, 5 mar (EFE).- As empresas mais importantes dos Estados Unidos, incluídas tecnológicas como Amazon, Apple, Facebook, Google e Microsoft, enviaram nesta quinta-feira à Suprema Corte um documento “amicus curiae” (“amigo da corte”) para expressar seu apoio à legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo no país.

O escrito, que apoiam outras 374 empresas, explica como a legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo em nível federal suporia uma oportunidade de negócio.

O mais alto tribunal americano deve escutar mês que vem os argumentos orais sobre a legalidade das leis estaduais que proíbem os casamentos gays.

“As leis estaduais que proíbem ou se negam a reconhecer os casamentos entre casais do mesmo sexo dificultam os esforços dos empregadores para contratar e reter empregados com mais talento nesses estados”, apontou a nota.

“Nossos sucessos dependem do bem-estar e da moral de todos os empregados, sem distinção. A carga imposta pelas leis estaduais inconsistentes e discriminatórias de ter de administrar complicados esquemas para dar conta de um tratamento diferenciado dos empregados gera uma confusão desnecessária, tensão e mina o ânimo dos empregados”.

Embora as empresas não sejam diretamente parte interessada direta no caso apresentado na Suprema Corte, consideram que “os custos e a incerteza causadas pelas leis de casamento estaduais continuarão” enquanto não for definido um sistema igualitário.

Os juízes da Corte já haviam se recusado várias vezes nos últimos meses a se pronunciar sobre esta questão, a última delas em outubro, quando o tribunal se negou a ouvir as apelações contra as resoluções que permitem o casamento entre pessoas do mesmo sexo em cinco estados.

Aquela postura foi uma vitória obscura para a comunidade homossexual, já que teve como efeito imediato que o consentimento do Supremo estendesse a 24 estados a possibilidade de o casamento entre pessoas do mesmo sexo, possível antes em 19 estados e no Distrito de Columbia, onde fica a capital federal, Washington.

Nos meses seguintes, mais 12 outros estados foram afetados pela recusa da Suprema Corte em analisar os casos. Hoje 36 estados do país realizam casamentos gays. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.