Greenpeace faz campanha para pedir que a Lego se desassocie da Shell

  • Por Agencia EFE
  • 21/07/2014 16h03

Buenos Aires, 21 jul (EFE).- O Greenpeace instalou um bloco gigante em Buenos Aires, em alusão a uma marca de brinquedos, como parte de sua campanha global “Salve o Ártico” para conscientizar sobre a pretensão de empresas petrolíferas de perfurar nessa região, informaram nesta segunda-feira à Agência Efe fontes da organização.

“Este bloco de Lego gigante procura mostrar às famílias nosso pedido para que a empresa dissolva a sociedade comercial com a Shell, que procura perfurar o Ártico ameaçando esta região-chave para o clima do planeta”, assegurou Mauro Fernández, coordenador da Campanha de Clima e Energia do Greenpeace.

Fernández explicou à Efe que “a Shell quer comprar a sociedade com uma empresa como a Lego” e utilizá-la para limpar sua imagem, motivo pelo qual o Greenpeace solicitou à companhia de brinquedos que se desassocie da companhia petrolífera.

Tentando mostrar um outro lado de suas controversas atividades no Ártico, a gigante petrolífera Shell assinou recentemente um contrato publicitário com a empresa de brinquedos Lego.

“A campanha do Greenpeace se enfoca em como a Shell funciona em um lugar específico do mundo. Acreditamos firmemente que este tema deve ser tratado entre Shell e Greenpeace. Ficamos triste quando se utiliza a marca Lego como uma ferramenta em qualquer disputa entre organizações”, respondeu a Lego em comunicado ao pedido da organização ambientalista.

O Greenpeace apontou a companhia petrolífera como a responsável de pôr em risco um ecossistema vital como o Ártico por seus planos de extração de petróleo na região.

A organização montou no sábado passado uma estrutura gigante com a forma dos clássicos bloquinhos na Praça Itália do bairro de Palermo, com imagens e painéis noticiários com detalhes sobre a proteção do Ártico.

No início das férias de inverno, a estrutura recebeu centenas de crianças que participaram de diversas atividades e puderam tirar fotos como lembrança de sua participação na campanha.

“Queremos que neste espaço as crianças tenham um lugar onde se divertir em linha com valores amigáveis com o ambiente, enquanto seus pais se comprometem e participam para deixar-lhes um futuro melhor”, comentou Fernández.

O Greenpeace informou que até o momento mais de 600 mil pessoas já assinaram um documento pedindo a criação de um santuário na área e que continuará “pressionando a Lego para que rompa sua associação com a Shell”. EFE

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