Grupo de suicidas ataca quartel da Otan na capital do Afeganistão

  • Por Agencia EFE
  • 07/08/2015 19h57

Cabul, 7 ago (EFE).- Um grupo de suicidas atacou nesta sexta-feira um quartel da Otan em Cabul, o terceiro atentado insurgente realizado na capital do Afeganistão hoje, nos quais morreram 26 pessoas e mais de 250 ficaram feridas.

O ataque às instalações das tropas internacionais em Qasaba, no norte da cidade, começou por volta das 22h25 locais (14h45 em Brasília). A Otan ainda está reunindo informações sobre o incidente, segundo o porta-voz da aliança, Brian Tribos.

Um dos suicidas teria usado um carro-bomba para explodir a entrada das instalações. Outros insurgentes, então, iniciaram um confronto com soldados das tropas estrangeiras e afegãs, que responderam com granadas, disse à Agência Efe uma fonte policial que preferiu manter o anonimato.

Fontes oficiais ouvidas pela Efe não detalharam se houve mortos ou feridos nos enfrentamentos.

O atentado fechou uma jornada que começou com a explosão de um caminhão-bomba no início da madrugada desta sexta-feira em Cabul, um incidente que matou pelo menos 15 pessoas e deixou outras 240 feridas.

Mais tarde, outro suicida atacou no acesso de uma academia policial. Além do terrorista, dez pessoas morreram e outras 13 ficaram feridas.

Essa é a primeira série de ataques em Cabul após o anúncio da morte do líder talibã, mulá Omar, e da nomeação do novo chefe do grupo, Ajtar Mansur. Omar teria morrido há dois anos no Paquistão, mas a informação sobre o falecimento só foi revelada na última semana.

A Otan encerrou no fim do ano passado sua missão de combate no Afeganistão, a Isaf, substituída desde janeiro por uma operação com cerca de 4 mil soldados em tarefas de assistência e capacitação.

Os Estados Unidos ainda manterão 9.800 soldados no país até o final do ano, como parte da estratégia antiterrorista no Afeganistão. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.