Hábitos do consumidor mudam por causa da alta de preços

  • Por Jovem Pan
  • 29/04/2014 08h42

Uma pesquisa constatou mudança de hábitos do consumidor frente à inflação, mas o ministro da Fazenda disse que preocupação não tem fundamento. Guido Mantega afirmou, em evento em São Paulo, que os preços estão sob controle e que os produtos em alta – por questões sazonais – cairão até maio.

Mas pequenos comerciantes e famílias, que compram em maior quantidade, dizem que estoques custam a girar e cresce a demanda por marcas mais baratas. Mantega procurou tranquilizar a população frente ao reajuste generalizado de preços principalmente nas feiras e supermercados.

O consultor em varejo da Associação Brasileira de Atacadistas colocou em cheque o poder de compra da nova classe média. Em entrevista à repórter Renata Perobelli, o economista Nelson Barrizelli destacou que o governo vem flertando há 5 anos com a inflação.

*Ouça os detalhes no áudio

Os 40 milhões de brasileiros que melhoraram de vida nos últimos tempos são os primeiros a sentir o corte no bolso. O diretor de Atendimento ao Varejo da Nielsen, Olegário Araújo, falou sobre a nova classe média no momento inflacionário.

Dois eventos ocorreram ontem em São Paulo; um com a presença do ministro da Fazenda e o outro com distribuidores de produtos industrializados.

O ministro Mantega disse que o crescimento deve ser de 2,3% no ano e repetiu que a meta de inflação, de 4 e meio por cento será cumprida.

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.