Hamas diz que Israel pagará um alto preço por sua operação em Gaza

  • Por Agencia EFE
  • 09/07/2014 10h15

Gaza, 9 jul (EFE).- Gaza, 9 jul (EFE).- O porta-voz do movimento islamita Hamas em Gaza, Sami Abu Zuhri, disse nesta terça-feira que Israel pagará um duro preço pela atual operação militar contra a Faixa de Gaza.

“Os ocupantes israelenses estão excedendo e trespassando todas as linhas vermelhas ao atacar com seus caças-bombardeiros casas de civis e matando mulheres e crianças”, afirmou em entrevista coletiva.

“A ocupação israelense vai pagar um preço muito alto por tudo isso”, frisou.

Pelo menos 35 palestinos morreram em Gaza e cerca de 200 ficaram feridos desde Israel iniciou na terça-feira a operação “Limite Protetor” contra os movimentos islamitas na Faixa de Gaza e o lançamento de foguetes, informaram fontes médicas.

Segundo Asraf el Qadra, porta-voz de Emergências da Faixa de Gaza, nos bombardeios de hoje morreram 11 pessoas, entre elas uma idosa de 80 anos e cinco crianças.

Além disso, três adultos e dois jovens morreram atingidos pelos disparos da aviação e da artilharia naval israelense em diferentes pontos da Faixa de Gaza.

Milicianos palestinos lançaram ontem à noite 45 foguetes contra diversas cidades do centro e do sul de Israel, alguns dos quais chegaram a lugares distantes de Gaza, como Hadera e Jerusalém, mas sem causar vítimas.

A aviação e a marinha israelense responderam ontem à noite atacando 160 posições islamitas na Faixa de Gaza, em ataques noturnos que deixaram seis mortos.

Além disso, cinco membros das brigadas Azedim al-Qassam morreram em um enfrentamento com forças israelenses quando tentavam penetrar em território de Israel através do mar.

O lançamento de foguetes continuou nesta manhã de maneira mais fraca, atingindo o sul do país e fazendo soar as sirenes em cidades como Ashkelon e Tel Aviv.

Vários dos foguetes foram interceptados pelas baterias do escudo antimísseis Cúpula de Ferro.

O ministro da Defesa de Israel, Moshe Yaalon, confirmou hoje que o exército israelense planeja ampliar e intensificar a operação nos próximos dias.

“Estamos assassinando terroristas de diferentes graus, e esta operação prosseguirá e se intensificará. Por nossa parte, esta não será uma batalha curta. Seguiremos batendo duro no (movimento islamita) Hamas e em outros grupos terroristas”, afirmou durante a reunião diária com seu gabinete.

Yaalon afirmou que os 16 ataques lançados nas últimas horas contra Gaza destruíram “depósitos de armas, plataformas de lançamento de foguetes, postos de comando, infraestrutura e edifícios governamentais”.

Na terça-feira, poucas horas depois da operação começar, o gabinete de segurança do governo aprovou a mobilização de 40 mil reservistas para reforçar as unidades infantaria e artilharia nos arredores de Gaza, ação que indica a possibilidade de uma eventual operação terrestre. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.