Houthis convocam combatentes em seu reduto na fronteira com a Arábia Saudita

  • Por Agencia EFE
  • 26/03/2015 06h57

Sana/Riad, 26 mar (EFE).- O movimento xiita dos houthis convocou suas forças aliadas nesta quinta-feira em seu reduto da província de Saada, na fronteira com a Arábia Saudita, para preparar uma operação terrestre, informou à Agência Efe uma fonte militar da região.

Essa fonte, membro das forças militares que apoiam os houthis, assinalou que a convocação de soldados e milicianos poderia representar uma operação militar terrestre contra a Arábia Saudita.

O membro do escritório político do movimento houthi, Mohammed al Bujaiti, havia afirmado anteriormente que os ataques das últimas horas da aviação saudita contra posições de seu grupo conduzirão o país a uma “guerra global” na região.

Saada, no norte do Iêmen, está controlada pelos houthis desde 2010, quando o grupo rebelde derrotou o exército iemenita.

Pelo lado saudita, um comunicado dos cinco países do Conselho de Cooperação do Golfo (CCG) que participam da ofensiva denunciou que as milícias houthis realizaram uma manobra com armas pesadas junto à fronteira saudita.

O ministro de Defesa saudita, o príncipe Mohammed bin Salman, é quem supervisiona a operação militar no Centro de Operações da Força Aérea.

Os primeiros bombardeios sauditas causaram a destruição de baterias antiaéreas do grupo xiita, de quatro aviões de combate, e da base aérea Al Dalaimi.

Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Kuwait, Catar e Bahrein, aos quais se uniram outros países árabes como o Egito e Jordânia, decidiram nesta madrugada responder ao pedido do presidente iemenita, Abdo Rabbo Mansour Hadi, de atuar militarmente para conter o avanço dos rebeldes houthis. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.