Houthis tomam o controle de passagem o entre Iêmen e a Arábia Saudita
Sana, 18 out (EFE).- Os milicianos do movimento xiita dos houthis tomaram o controle da principal passagem da fronteira entre o Iêmen e a Arábia Saudita na noite de sexta-feira, informaram à Agência Efe neste sábado fontes da alfândega.
Os rebeldes exigiram que os responsáveis pelo cruzamento de Hard, no noroeste do país, não enviem ao governo central de Sana a receita arrecadada até novo aviso.
Essa é a primeira vez que os houthis capturam uma passagem fronteiriça desde que, em setembro, reforçaram seu avanço pelo oeste do país, onde dominam várias cidades, entre elas a capital Sana.
Testemunhas explicaram à Efe que os combatentes xiitas estabeleceram postos de controle na estrada que liga ao porto de Hodeidah, o segundo mais importante do Iêmen, com a fronteira saudita.
Há quatro dias, os houthis assumiram o controle dessa estratégica cidade às margens do Mar Vermelho, cumprindo um de seus principais objetivos: ter uma saída pelo mar.
Também estão nas mãos do movimento rebelde a cidade de Saada – seu reduto desde 2010 – Amran, Zemar e Haja.
Os houthis mantiveram sua ofensiva apesar de, na última segunda-feira, ter sido designado um primeiro-ministro de consenso, Khaled Bahah, uma de suas reivindicações desde agosto.
Nos últimos dias, os xiitas entraram em confronto contra milicianos sunitas na cidade de Ibb. Já em Rada, o oponente foi um grupo vinculado à Al Qaeda, enquanto as forças de segurança iemenitas não conseguem oferecer resistência ao seu avanço. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.