Huckabee é o 6º republicano a anunciar pré-candidatura à presidência dos EUA

  • Por Agencia EFE
  • 14/05/2015 15h25

Washington, 5 mai (EFE).- O ex-governador de Arkansas Mike Huckabee anunciou nesta terça-feira sua candidatura pelo Partido Republicano à presidência dos Estados Unidos para as eleições de 2016, tornando-se assim o sexto candidato da legenda a decidir concorrer na campanha.

Huckabee, que havia paticipado das primárias de seu partido em 2008, nas quais perdeu para o senador John McCain, escolheu sua cidade natal, Hope, para tornar públicas suas intenções.

Em discurso na Universidade de Arkansas Community College, no qual lembrou sua experiência como político, como governador e como pai de família, ele declarou que não podia escolher outro lugar para anunciar sua candidatura.

Paradoxalmente, o ex-governador é conterrâneo do ex-presidente Bill Clinton, um pano de fundo ideal para comparar sua candidatura com a da favorita entre os democratas, a ex-secretária de Estado Hillary Clinton.

Huckabee deve insistir em sua campanha que é o único dos candidatos republicanos que enfrentou o que ele chama de “a máquina política Clinton” e conseguiu vencê-la no estado.

De fato, quando a também ex-primeira dama anunciou oficialmente sua candidatura, no mês passado, Huckabee enviou um sinal pelo Twitter: “Seu anúncio me provoca nostalgia sobre nossos dias de batalha política em Arkansas”.

Em 2008, o candidato levou a melhor no estado de Iowa nas primárias, um estado historicamente fundamental para conseguir a candidatura, mas nesta campanha terá que lidar, nas primárias, com muitos mais adversários – e muito bem financiados.

Embora não esteja entre os favoritos, Huckabee entra na disputa com certa força, impulsionado pelo programa semanal que dirigiu nos últimos anos na rede de TV “Fox News” e que chegou a ter 1,3 milhão de espectadores.

Junto com ele, já estão na linha de largada republicana os senadores Marco Rubio, Ted Cruz e Rand Paul, assim como o neurocirurgião Ben Carson e a ex-conselheira delegada da Hewlett-Packard, Carly Fiorina. Outros nomes prováveis são os dos ex-governadores Jeb Bush e Scott Walker. EFE

rg/id

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.