Igreja Anglicana vota a favor da ordenação de episcopisas

  • Por Agencia EFE
  • 14/07/2014 13h23

Membros da Igreja Anglicana assistem a sínodo no qual se permitiu a ordenação de episcopisas

EFE Membros da Igreja Anglicana assistem a sínodo no qual se permitiu a ordenação de episcopisas

O Sínodo geral da Igreja Anglicana votou nesta segunda-feira a favor de que as mulheres possam ser ordenadas episcopisas, após anos de debates internos para que as mulheres chegassem ao episcopado.

A proposta foi aprovada em uma votação realizada em York, no norte da Inglaterra, pelos membros das três câmaras que compõem o órgão executivo da Igreja Anglicana – laicos, clérigos e bispos. As primeiras nomeações de mulheres como bispas podem ser efetuadas já em 2015.

Entre os bispos, houve 37 votos a favor, dois contra e uma abstenção. Já a votação dos clérigos teve 162 favoráveis à medida, 25 contrários e quatro abstenções. Já entre os laicos, houve 152 votos a favor, 45 contra e cinco abstenções.

A aprovação se deu dois anos depois de uma tentativa similar ter sido bloqueada em 2012, quando o sínodo geral rejeitou por seis votos do setor laico a ordenação de episcopisas após anos de divergências internas entre os setores conservador e reformista.

O arcebispo de Canterbury, Justin Welby, foi um grande incentivador da proposta por considerar a exclusão de mulheres do episcopado como “incompreensível”, como disse hoje durante o debate prévio à votação.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.